segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

XAMÃ URBANO

No café da Vera. As coisas até me correm de feição. O Nelson de Oliveira chama-me xamã urbano desde o Brasil. O livro deve estar a sair. Sim, segui uma via errática mas fui construindo um caminho, uma "carreira". Fiz por isso. Às vezes abusei. Provavelmente teria que o fazer. Segui ideias, ideais. Mudei de partido, de concepção política. Presentemente só acredito numa federação de comunas livres ou num governo de filósofos, como Platão. De resto, vejo o povo agarrado ao dinheiro. Nem sequer têm noção de que o poder e as armas têm mais importância do que o dinheiro. No entanto, só dão valor ao dinheiro. Claro que o poder corrompe. Só aqueles que estão desapegados do poder como Sócrates ou Jesus se dirigem aos outros, aos poderosos, como se tivessem poder. Sem armas, é esta a via que devemos seguir. Falar como os xamãs, como os profetas. O Nelson de Oliveira afirma que eu ridicularizo isto tudo: o capitalismo, os media, as vedetas, a corrida feroz em que vejo os humanos envolvidos. Mas eu tenho momentos de fraqueza. Não sou sempre Diógenes nem Zaratustra. Bom, pelo menos, sou um poeta com uma história. A minha vida não tem sido em vão.

Sem comentários: