quinta-feira, 29 de dezembro de 2016

LUTEMOS PELA VIDA

Terrorismo, guerras, capitalismo, extrema-direita. O caos e a barbárie reinam sobre a Terra. Trump, Marine Le Pen e outros nazis mostram os dentes na Europa. O capitalismo é cada vez mais feroz, rouba-nos o tempo, rouba-nos a vida. As pessoas atropelam-se na corrida do empreendedorismo, da competição cega. Esquecem o amor, a liberdade, a poesia, perdidas na vidinha das compras e das contas. São controladas e castradas pelos ecrãs, pelas imagens onde se passeiam vedetas inacessíveis que vivem por elas. O natal sabe a hipocrisia. Fanáticos matam em nome de Alá e o Ocidente em nome do deus-dinheiro. Milhões morrem de fome. A pobreza grassa. Tal como a pobreza intelectual e espiritual. O cidadão comum não questiona a máquina. As forças moderadas perdem terreno a olhos vistos. Porque se corromperam, porque se afastaram dos homens. É tempo de caos. Mas do caos também vem a luz. É tempo de combate. Lutemos pela liberdade, pelo amor, pela Vida. Com Jesus, com Marx, com Bakunine, com Nietzsche, com Che Guevara. Lutemos porque estão a destruir o Homem. Lutemos pelas crianças, pelo presente, pelo futuro. Lutemos porque só assim a vida faz sentido.

domingo, 25 de dezembro de 2016

POSSESSO

Estou possesso
a mente arde
soltam-se demónios
criações
mãe, tenho sede
tenho poderes
ouço vozes
gaitas de foles
o coração bate
dá sinais
abarca o mundo
em Sócrates 
em Nietzsche
em Jesus 
mãe, que querem de mim?
Que significam as minhas visões,
as palavras que vêm dos céus?
Mãe, devo unir ou devo combater?

sexta-feira, 23 de dezembro de 2016

EM TRANSE

Ouço os anjos. Estou em transe. Há gritos de borboleta. Há barcos no mar. E tu danças, danças para mim. Já não há limites, companheira. Provo o vinho do paraíso. Canto. Voo sobre os homens. Há ouro, muito ouro na caverna. Medito. Elevo-me. Atinjo estados de iluminação. Jesus, Buda, Zaratustra. Vim conquistar o mundo. Leões, dragões, serpentes. Estou ás portas do céu. Quem me ama? Quem me vem dar amor? Estou possesso. Deliro. Tenho milénios em mim. Atravesso desertos. Sou tentado por Satã. Ainda assim acredito no homem. Incêndios. Guerras. Pilhagens. Primeiro virá o caos. Companheira, tenho visões. Vejo Camelot próspera novamente. Vejo William Blake e a Fêmea Eterna. Vejo o sacrifício e a dor. Em transe. Gritos ébrios. Como sois normais, como vos repetis. Jesus, Jesus. Busco o super-homem. Jesus, Jim, vou explodir. Trago mensagens dos céus. Leonor, Leonor, estou em êxtase, no gozo da sabedoria. Leonor, Leonor, cheguei aos meus dias.

quarta-feira, 21 de dezembro de 2016

UM HOMEM DE VISÕES

Desde miúdo que penso muito, já o meu pai o dizia. Claro que nem sempre esses pensamentos são produtivos. Muitas vezes ando às voltas e voltas. Não estou sempre a fazer arte e filosofia. Poderia ter talvez seguido uma carreira brilhante nos estudos. Mas vieram os desencaminhadores, os malditos e, além do mais, terei tido depressões e certamente crises e dolorosas solidões já na adolescência. Sei que não nasci para a sociedade do dinheiro, do sucesso, da competição. Vim gozar, experimentar, buscar a sabedoria. Vim também criar, transformar, fazer poesia. Sou um homem de visões, de iluminações. Tenho o lado "demens" muito desenvolvido. Falta-me chegar a mais gente, ser mais divulgado e reconhecido. Puxo, puxo muito pela mente. E vejo muita idiotice à minha volta. Idiotice e medo. Seres humanos assim nunca serão plenos, integrais, nunca serão super-homens mas sim sub-homens. Também são cegos que se deixam governar por imbecis, como dizia Shakespeare. Porque, de facto, os poderosos não passam de psicopatas imbecis agarrados aos seus milhões, aos seus brinquedos. É a demência do ter. Bastava um abanão, um sopro cósmico e tudo cairia.

sexta-feira, 16 de dezembro de 2016

A MINHA HORA

Mais um caderno que se inicia. A patroa ri, abana as ancas. Realmente nesta profissão é preciso puxar muito pela cabeça, como dizia Ezra Pound. É preciso ler muito, investigar muito. Não é brincadeira. Claro que depois há as coisas que nos saem de jorro, a escrita automática. Mas é preciso percorrer um longo caminho até chegar aqui e ir mais além. Comecei aos 14 anos com aqueles versos ingénuos no liceu Sá de Miranda ou até terei começado com as redacções da escola primária. Agora convenço-me de que tudo está ao meu alcance, até as gajas da televisão. Convenço-me de que sou um profeta libertador. Estive em três partidos: no Bloco, no MRPP, no PSR. Em todos eles tinha chefes acima de mim. Fartei-me. Vim para criar um novo movimento sem dirigidos nem dirigentes, embora com profetas e ideólogos. A patroa, ao longe, excita-me. Está a chegar a minha hora.

terça-feira, 13 de dezembro de 2016

QUIXOTE

Dizem que me passo para lá de changrilá. Se não me passasse já teria dado um tiro nos cornos. Não que as pessoas não sejam amáveis comigo. Só que me parece que estou noutra dimensão. A dimensão dadá, cubista, surrealista. A dimensão de Artaud. Por que raio não posso auto-proclamar-me Deus, Jesus e Satã? O que é que me impede? Qual é o limite? Não há impossíveis. Dentro da minha mente tudo é possível e mesmo fora dela. O que me impede de incendiar, de fazer a revolução? Afastai-vos, ó castradores. Agora reino aqui. Liberto o meu fogo, a minha mente, como um grande dragão. Os dias são meus, Dulcineia. Sou Quixote.

sábado, 10 de dezembro de 2016

O MAIO DE 68 E AS "VERDADES" CAPITALISTAS

O senso comum capitalista, nomeadamente o de origem norte-americana, impôs uma série de "verdades":
- É impossível que as pessoas governem a sua própria vida.
- As pessoas querem apenas ter poder e privilégios umas sobre as outras. Nesse sentido, para Fredy Perlman, os estudantes estudam apenas com o objectivo de obter boas notas, já que com boas notas podem alcançar empregos bem remunerados, o que representa "a capacidade de dirigirem e manipularem outras pessoas", bem como a capacidade de consumirem mais bens do que os outros. A aprendizagem por si só é desprezada.
- Todos parecem satisfeitos e os que não estão podem expressar-se através do voto ou do consumo.
- Mesmo que alguns tentem mudar a situação, a união é impossível. Os revoltosos iriam lutar entre si.
- Ainda que se unissem, seria impossível destruir o Estado e o aparelho policial e militar dos EUA.
A revolução de Maio de 68 desmente estas teses. Os estudantes começaram a gerir as suas universidades. Não para terem melhores notas, pois acabaram com os testes. Não para terem altos salários mas para discutir a abolição dos empregos privilegiados e com salários elevados. Discutia-se o fim de uma sociedade alienante e escravizadora. Os trabalhadores deixaram de respeitar a "lei e a ordem", ocupando fábricas e percebendo que "os polícias existem para garantir que as fábricas continuem a "pertencer" aos proprietários capitalistas". Estudantes e trabalhadores compreenderam que a "lei e a ordem" deve ser destruída para que a nova sociedade, autónoma, anarquista, seja edificada.

sexta-feira, 9 de dezembro de 2016

quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

SÓ QUERO VER O PODER A ARDER

"Oh, que vamos ter um dia alegre,
a beber whisky, cerveja e vinho,
por ocasião da Coroação!
Oh, que dia alegre que vamos ter
a beber whisky, cerveja e vinho!"
(James Joyce, "Ulisses")
Na "Confeitaria da Casa" a ler o "Ulisses" de James Joyce. Estava perdido lá por casa. Vou falando com mais gente aqui em Vilar do Pinheiro. Ainda assim não cheguei ao "dia alegre a beber whisky, cerveja e vinho". Refugio-me na leitura e na escrita. No momento presente estou bloqueado. Preciso de uma cerveja. De qualquer modo, o mundo é meu. Combato demónios e fantasmas interiores. Busco o sublime enquanto as velhas falam de doenças. A Ana traz a cerveja. A espuma. O gás. O Santo Graal. Já poucos cavaleiros há como eu. Vimos de Artur, de Camelot, da Távola Redonda. São tão comezinhas as vossas preocupações. O "bluff" do outro. O vendilhão. Só pensa em dinheiro, no jogo. Bom, ao menos reconhece-me como poeta. No entanto, esta gente encaixou no sistema. Não quer aprender, crescer. Parou no tempo do negócio, do capitalismo. Não tem noção do novo tempo que aí vem. Da terra da paz, da sabedoria e da abundância. Com Jesus, com Bakunine, com Che Guevara. Claro que será preciso passar pelo caos. Já estamos a passar pelo caos. Guerras, terrorismo, rapina capitalista, atropelo e corrida pela sobrevivência, pela carreira, pelo lugar, alterações climáticas, grandes desastres naturais. Claro que canto o apocalipse. Claro que canto o vinho, a cerveja e o whisky. Odeio os castradores e os controleiros. Amo a Vida. Tenho poderes. Sou dionisíaco. Amo a Fêmea Eterna. Bebo à tua, William Blake. Bebo à tua, Rimbaud. Sou, talvez, o último dos poetas negros. Ah, como desejo as mulheres belas. Como desejo tê-las. Sou filho de Satã. Bebo à liberdade absoluta. Vivo a noite e o dia. Provoco, incendeio. Não gosto de dinheiro. Só quero ver o poder a arder.

domingo, 4 de dezembro de 2016

O ARTISTA MALDITO

O artista maldito vive o apocalipse. Numa só tarde vai do céu ao inferno. Nada tem a ver com o conforto e a segurança do burguês. Segue a estrada do excesso, arde, consome-se, entrega-se, rejeitando a poupança e a economia, nas palavras de Michel Onfray. O artista maldito anuncia a catástrofe mas também o mundo novo. Dança com os espíritos e com as bacantes. O artista maldito não conhece limites.