terça-feira, 7 de junho de 2016

ANTES BEBER

Bolas. Que se lixe o dinheiro! O que importa é criar. Venha uma cerveja. Farto-me do tédio e dos normais. Afinal nasci diferente ou tornei-me diferente. Não me adaptei, só sou eficaz com a caneta. Detesto as conversas dos vendedores. Bebo porque gosto de beber, porque me sabe bem, porque me sinto melhor. Habituei-me desde os 18 anos quando comecei a ir aos bares e aos concertos em Braga. É absurdo a nossa inteligência e a nossa criatividade estarem dependentes do dinheiro. É absurda esta vida de castrados. Não, comecei a fazer asneiras, comecei a gozar com esta merda. Abandonei as leis da economia, da poupança, do sacrifício. Tinha as minhas fobias mas também a minha ousadia. Ganho asas. Estou na estrada do excesso. Antes andar embriagado do que suportar esta prisão. Lá vão os carneiros. Obedecem. Aceitam o instituído. Sempre ordenadinhos. Porra! Não se vê uma explosão! Está tudo morto. Bem sei que há pessoas que não estão. Pessoas conscientes. Mas somos uma minoria. De resto, é o Euro e a vidinha. Que se foda o Ronaldo! Tenho visto velhos amigos, homens brilhantes, a morrer. Qualquer dia vou eu. Por isso é indiferente se gasto mais um ou dois. De facto, as pessoas fecham-se nos seus grupos, nas suas famílias. De resto, estamos cada vez mais sós. Mas que belo mundo deixámos construir. Um lugar de competição e de rapina. E depois, quem discute estas coisas? Doem, não doem? Queimam? Não, parece que está tudo bem, que nada se passa. Compra e vende. Vende e compra. Barca de tolos. Talvez eu devesse ter nascido noutra época, noutro século, não sei, mas o que vejo é absolutamente hediondo. E prossegue a louca correria. Esta gente mata-se por uns trocos. Não filosofa com Sócrates, Platão ou Nietzsche. A grande maioria desta gente não se apercebe do absurdo vivo ou então até se apercebe e deixa andar. Esta gente não tem coluna vertebral. Antes beber, de facto. Antes insultar os poderes na cara deles. Antes ser louco, antes ser deus. Aliás, porque raio há-de existir um deus superior a nós? Metem-nos a culpa, o pecado, o preconceito na cabeça. Filhos da puta. Estes gajos dão cabo de nós. E, afinal de contas, o que é que eu tenho a perder? Nada! Pelo contrário, tenho tudo a ganhar. Não será por acaso que venho de reis. Mas, sinceramente, não compreendo esta gente. Pronto, de vez quando há umas manifestações. Mas nada que se compare às manifestações violentas de França ou da Grécia. É tudo muito ordeiro, há muito respeitinho. Claro que há ocasiões em que o caos vem de fora, em que acredito que a coisa vai rebentar. Contudo, cá dentro é uma pasmaceira. Não nasce nada de novo. É só compra e venda e vendilhões e comerciantes.

Sem comentários: