segunda-feira, 9 de março de 2015

MANIPULAÇÃO MEDIÁTICA

Segundo Noam Chomsky, há várias estratégias de manipulação mediática capitalista. A primeira consiste em desviar a atenção dos problemas mais importantes. Daí a relevância dada aos programas de entretenimento, à vida das vedetas, às telenovelas, ao futebol, à "Casa dos Segredos". Outro estratagema é criar/inventar uma crise económica para que as pessoas aceitem o retrocesso social, a baixa dos salários, o desemprego, as privatizações. Há ainda a aceitação pública do sacrifício futuro. As massas têm esperança que tudo melhorará amanhã por isso aceitam o sacrifício. Outra arma é a infantilização do telespectador. Este fica desprovido de sentido crítico como Homer Simpson. Aceita tudo passivamente. A emotividade sobrepõe-se ao racional. O público mantém-se na ignorância.
Por outro lado, a qualidade dada à educação das classes inferiores deve ser o mais pobre e medíocre possível. A escola pública deve ser desprezada.
O que passa nos media, as próprias letras de algumas canções fazem o indivíduo acreditar que é o culpado da sua própria desgraça, tal muitos psicólogos e psiquiatras. Não há causas exteriores, o indivíduo é o culpado de todos os males, a sociedade não é culpada.
De realçar ainda que os avanços da ciência têm provocado clivagens entre os conhecimentos do público e o das élites dominantes. O sistema tem conseguido conhecer melhor o indivíduo. O sistema exerce um controle maior sobre os indivíduos do que os indivíduos sobre si mesmos.

Sem comentários: