quarta-feira, 22 de junho de 2011

A CAIR, A CAIR...


Agência mantém perspectiva negativa
Moody´s baixa rating do Banif para “lixo”
22.06.2011 - 11:03 Por Paulo Miguel Madeira

9 de 9 notícias em Economia
« anteriorA agência de notação (rating) de risco de crédito Moody´s baixou a classificação do Banif para Ba2, com perspectiva negativa, um nível que entra já na classificação de “lixo” no jargão dos mercados.
(Catarina Oliveira Alves (arquivo))

O anterior rating do Banif era de Baa3 (a última categoria dos investimentos considerados seguros), o que significa que o corte hoje anunciado é de dois níveis, sendo esta decisão justificada com os problemas financeiros que o Governo enfrenta, e que enfraquecem a sua capacidade para apoiar a banca.

A agência chama ainda a atenção para as crescentes incertezas por toda a Europa relativamente à vontades das autoridades para continuarem a apoiar as instituições que não sejam as mais importantes nos seus mercados.

A nota de crédito do Banif, tal como a do resto da banca nacional, está assim a ser penalizada também pela situação no país, dizendo a Moody´s que que se a nota de Portugal (que se encontra com perspectiva negativa) baixar, então é provável que a do Banif também volte a baixar.

Por outro lado, se o banco não conseguir com as novas exigências de capital em Portugal ou se a sua posição líquida, se não conseguir melhorar a sua rendibilidade e indicadores de eficiência, ou se a qualidade dos seus activos se deteriorar. A Moody’s não exclui que o Estado apoie o banco, mas considera que a sua dimensão não lhe permite ter garantias de apoio ao mesmo nível que os de maior dimensão.

A agência explica que a acção de hoje sobre a nota do Banif conclui em parte a revisão relativa aos bancos portugueses desencadeada em Abril. O Banif é assim o segundo banco português que cai na categoria de Lixo, depois de já ter atribuído Ba1 ao Montepio (um nível acima do Ba2 hoje dado ao Banif).

No entanto, o Millenium BCP tem também a sua nota de longo prazo em Baa3, e com perspectiva negativa, pelo que é possível que proximamente caía também na acategoria de lixo da Moody’s.


www.publico.clix.pt

Sem comentários: