quinta-feira, 21 de abril de 2011

OS MALDITOS SEGUNDO VALTER HUGO MÃE

Cadeirão Voltaire
Saltar para o conteúdoInícioSFC ← Festival Literário da Madeira: segunda mesaFestival Literário da Madeira: a solidariedade da concorrência →Abril 2, 2011 · 15:54 ↓ Jump to CommentsFestival Literário da Madeira: os escritores malditos
valter hugo mãe conta que a primeira vez que lhe chamaram maldito foi quando roubou uvas num quintal, em miúdo, e a dona da fruta lhe disse “maldito cachorro, vou dizer à tua mãe” . Depois vieram os livros da Hiena, “essa editora toda maldita”, que lhe deu Baudelaire e Genet, entre outros, e cujos livros, transportados na mochila, lhe davam a ideia de deixar um rasto de sangue à passagem da mala. E os episódios sucedem-se: o elogio de Alberto Pimenta e a acusação da professora, dizendo que estava a encher os colegas “de porcarias”, as histórias de Adília Lopes, distribuindo pagelas, ou de Isabel de Sá, fugindo de encontros e respondendo que não a tudo o que se lhe pergunta, ou de A. Pedro Ribeiro entrando num hipermercado com um faclhaão na mão e gritando palavras contra o capitalismo. E encerra dizendo que ‘não é maldito quem quer’. Já se desconfiava.

Mantendo os seus gestos de professora, Isabela Figueiredo avança para a semântica da palavra ‘maldito’, para depois afirmar que “a maldição é mostrarmos que somos gente, nem melhores nem piores do que os outros”. E entre as maldições várias da nossa condição, fica a certeza de que o muito que nos une, entre escatologias e humores vários, se torna subversiva quando se revela.
Sandro William Junqueira partilha com a audiência a descoberta juvenil da Poesia Toda, de Herberto Helder, e o modo como essa descoberta foi fundacional para a sua noção de liberdade na escrita, ainda que nessa altura tenha percebido muito pouco do que leu naqueles versos.

Paulo Sérgio Beju expressa o seu desconforto por estar no meio de escritores, ele que é ilustrador, e depois de uma facadinha no excesso de laranja da ilha (a cor, não a fruta), deixa o humor tomar conta da sala. E ainda que algumas das histórias que conta, à volta dos enganos que o nome de valter hugo mãe costuma provocar, já sejam conhecidas de uma pequena parte da audiência, nem por isso o efeito é menor.

Sem comentários: