segunda-feira, 25 de abril de 2011

NIETZSCHE, MORRISON, MILLER E OS MERCADOS EM BRAGA


APRESENTAÇÃO DE "NIETZSCHE, JIM MORRISON, HENRY MILLER, OS MERCADOS E OUTRAS CONVERSAS" NO SUBURA (BRAGA)

A. Pedro Ribeiro apresenta o livro "Nietzsche, Jim Morrison, Henry Miller, os Mercados e Outras Conversas" (Corpos/WorLd Art Friends) no bar Subura em Braga (à Sé) na próxima quinta, dia 28, pelas 22,30 h. A. Pedro Ribeiro ou António Pedro Ribeiro é autor dos livros de poesia e manifestos "Queimai o Dinheiro" (Corpos, 2009), "Declaração de Amor ao Primeiro-Ministro" (Objecto Cardíaco, 2006), "Um Poeta no Piolho" (corpos, 2009), "Saloon" (edições Mortas, 2007), "Um Poeta a Mijar" (Corpos, 2007), "Sexo, Noitadas e Rock n' Roll" (Pirata, 2004), "Á Mesa do Homem Só. Estórias" (silêncio da Gaveta, 2001) e "Gritos. Murmúrios" (com Rui Soares, Braga, Grémio Lusíada, 1988). Foi fundador da revista "Aguasfurtadas" e tem colaborado em diversas revistas e fanzines como "Portuguesia", "Piolho", "A Voz de Deus" ou "Cráse".
"Nietzsche, Jim Morrison, Henry Miller, os Mercados e Outras Conversas" fala da construção e superação do Homem, da vida pela vida em oposição à não-vida, à vidinha do mercado e dos mercados, às percentagens das bolsas e dos banqueiros que nos espetam na cabeça todos os dias. Do grito "Queremos o mundo e exijimo-lo agora!" de Morrison, em oposição aos políticos do regime, aos pregadores da morte e da mercearia, ao homem pequeno de Nietzsche. Fala da vida enquanto dádiva, celebração, excesso, na esteira de Miller. Do homem nobre, do menino e do bailarino, do criador dionisíaco que tomará conta da Terra depois da queda do capitalismo predador dos mercados.
A. Pedro Ribeiro nasceu no Porto em pleno Maio de 68. Tem vivido em Braga, Porto, Trofa, Póvoa de Varzim e Vilar do Pinheiro (Vila do Conde). Frequentou os liceus Sá de Miranda e Alberto Sampaio em Braga e licenciou-se em Sociologia pela Faculdade de Letras do Porto. Foi activista estudantil na Faculdade de Letras do Porto e no Jornal Universitário do Porto. É actualmente candidato a deputado pelo PCTP/MRPP através do círculo eleitoral do Porto e já foi também candidato a deputado pelo PSR por Braga em 1991 e 1995 e candidato às Juntas de Freguesia de Vila do Conde e Póvoa de Varzim pelo Bloco de Esquerda em 2001 e 2005, respectivamente. Define-se como anarquista-nietzscheano-guevarista. Actuou como diseur e performer nos Festivais de Paredes de Coura de 2006 (ao lado de Adolfo Luxúria Canibal e Isaque Ferreira) e de 2009 (com a banda Mana Calórica), no Festival de Poesia de Salvaterra do Minho (Espanha) em 2007 e no Teatro Campo Alegre, nas "Quintas de Leitura" em 2009, local onde regressa a 26 de Maio próximo, acompanhado de Susana Guimarães, com a performance "Se Me Pagares Uma Cerveja Estás a Financiar a Revolução", integrado no evento "A Vida no Campo". É organizador, com Luís Carvalho, das noites de "Poesia de Choque" no Clube Literário do Porto e tem dinamizado diversas sessões de poesia nos bares Púcaros e Pinguim, no Porto, no antigo Deslize (Braga), no Pátio (Vila do Conde), bem como na Casa das Artes em Famalicão. Considera-se um homem livre.

Sem comentários: