quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

A REVOLUÇÃO LÍBIA



Minuto a minuto: Aperta-se cerco a Khadafi
24.02.2011 - 11:40 Por Dulce Furtado, Pedro Crisóstomo

O leste da Líbia está “libertado” e partes do Oeste do país estão também a fugir ao controlo do regime líbio. Há relatos de confrontos e os balanços de centenas ou milhares de mortos são impossíveis de confirmar. Muammar Khadafi promete lutar até ao fim para manter o controlo do país que lidera há 42 anos. O minuto a minuto da terceira revolução do mundo árabe em dois meses.
(Suhaib Salem/Reuters)

« anterior12seguinte »
12h10 Laurence Pope, arabista, diplomata reformado e antigo conselheiro do exército americano, foi o primeiro conselheiro da embaixada americana em Tripoli, de 1974 a 1976. Em entrevista ao Le Monde diz que há "o risco de ver surgir uma nova Somália nas margens do Mediterrâneo".

11h57 Há uma forte presença do exército líbio em Zauia, com vários postos de controlo e mais de 40 jipes militares, é relatado por testemunho local à agência noticiosa Reuters. Foi anunciado para “muito em breve” um novo discurso de Khadafi a ser feito nesta mesma cidade, a 44 quilómetros de distância de Trípoli, que tinha sido dada esta manhã como tendo já caído nas mãos da revolta popular.

11h54As forças de segurança leais a Khadafi lançaram um ataque contra os revoltosos que controlam a cidade Misurata, a 200 quilómetros de Trípoli, na região oriental da Líbia, dada desde ontem como perdida pelo regime. Testemunhas relatam que ocorreram vários mortos nos combates, em que esteve envolvida a unidade paramilitar controlada por um dos filhos do líder líbio, Khamis Khadafi.

11h44 “Tiroteios nos subúrbios - e medo, fome e rumores na capital. Milhares de pessoas tentam comprar os últimos bilhetes para abandonar uma cidade que se está a afundar no caos”, escreve o jornalista Robert Fisk, do Independent de Londres, na sua primeira reportagem enviada de Tripoli.

11h40 Mais de 5000 pessoas que fugiram da Líbia chegaram esta manhã à Tunísia, atravessando o principal posto fronteiriço de Ras Jedir, disse à AFP uma responsável do Crescente Vermelho.

11h35 Marrocos: A USFP, um dos principais partidos da coligação governamental marroquina, quer que “seja fixada uma agenda para reformas políticas” e “reconhece a importância” das manifestações do dia 20 de Fevereiro

Sem comentários: