terça-feira, 11 de maio de 2010

LULA

Brasília, 10 mai (Lusa) - O presidente brasileiro, Lula da Silva, manifestou hoje, durante a abertura do Diálogo Brasil-África sobre Segurança Alimentar, Combate à Fome e Desenvolvimento Rural, a intenção de abrir uma linha de crédito para incentivar a agricultura dos países africanos.

Lula da Silva não fez referência a valores, mas garantiu que os detalhes da proposta serão discutidos entre as autoridades brasileiras e os mais de 50 ministros da Agricultura de África que participam, até a próxima quarta feira, no encontro em Brasília.

"Temos condições de criar em África as mesmas condições de financiamento que criamos aqui no Brasil. (...) O século XXI tem que ser o século do renascimento africano", declarou Lula no seu discurso, após ser homenageado com o Prémio de Campeão do Mundo na Batalha contra a Fome, concedido pela Programa Alimentar Mundial (PAM) das Nações Unidas.

Na avaliação do presidente brasileiro, o combate à pobreza só será vencido se for considerado uma prioridade na política orçamental de cada país.

"Os dirigentes mundiais precisam de definir que não há nada mais importante do que a segurança alimentar como forma de garantir a soberania e a autodeterminação dos povos", assinalou.

O chefe de Estado brasileiro, que na infância já passou fome, lembrou a dor de quem já viveu esta experiência. "Quem tem fome não pensa. A dor do estômago é maior do que muita gente imagina. E a pessoa que tem fome não vira revolucionário, mas pedinte, dependente, um ser humano subserviente, humilhado e sem forças para brigar contra seus algozes que são responsáveis pela fome", assinalou.

Lula da Silva destacou a prioridade dada a Africa durante os seus dois mandatos presidenciais e disse esperar que o seu sucessor continue a zelar pela relação Sul-Sul.

Até o final deste ano, o atual presidente do Brasil deverá ter visitado 25 países africanos. "Eu conheci bem a África. Parte da savana africana tem as mesmas características do cerrado brasileiro, que hoje é a área de maior produção de grãos do Brasil", afirmou o presidente, defendendo uma maior parceria entre brasileiros e africanos para a produção de etanol.

Lula da Silva lamentou que ainda não tenham sido retomadas as negociações para a conclusão da Ronda de Doha da Organização Mundial de Comércio (OMC) e disse que esta seria uma possibilidade de abertura dos mercados para os africanos exportarem para países ricos. "Quando a gente quer vender, o mercado não é tão livre quanto parece ser", queixou-se.

O presidente brasileiro defendeu ainda o financiamento de projetos para África por parte dos países ricos e a injeção de recursos no Banco Africano por parte do Fundo Monetário Internacional e do Banco Mundial para a concessão de créditos.

No final da tarde, Lula da Silva e os ministros africanos participam na inauguração da Embrapa Estudos Estratégicos e Capacitação.

Nesta nova unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, serão treinados em agricultura tropical técnicos brasileiros e estrangeiros.

A Embrapa já está presente em África através de seu escritório no Gana e a intenção do governo brasileiro é abrir novas representações do órgão no continente africano.

CMC.

*** Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico ***

Lusa/Fim.

4 comentários:

Capitão disse...

No Limbo

Queres trabalhar
desempregado

Queres ser dono do seu destino
pede uns trocos aos teus pais

Queres a Revolução
nas fronteiras de vanguardas desavindas

Queres viver entre irmãos
isolado, alienado, ignorado no teu buraco

Queres lamber a pele da tua Musa
punhetas

Queres uma carícia ainda que fugaz
o Amor está muito caro

Sabes ao menos o que queres, o que queres ser e onde queres sê-lo
A tua vida está no Limbo, procuras o caminho no meio da escuridão



Luís Rocha

o cronista disse...

Kadafe dos Pneus tinha um problema de afirmação. Não só politicamente mas, acima de tudo, no campo capilar. Era uma angústia que o perseguia e que Desaires Eleitorais sabia aproveitar com mestria, quer promovendo-o dentro do Partido do Social e do Democrata, quer retirando-lhe o tapete quando Kadafe mais se convencia que ia lá... ...

Claudia Sousa Dias disse...

iupi...


csd

Capitão disse...

"cultivo una rosa blanca
en junio como en enero
para el amigo sincero
que tiende su mano franca
y para el cruel que me arranca
el corazón con que vivo
cardo ni oruga cultivo
cultivo la rosa blanca" (J.Martí)