quarta-feira, 17 de março de 2010

PRIVATIZAÇÕES

BE acusa Governo de "leiloar o país" com programa de privatizações e de estar a "fazer um frete" à direita
Lisboa 17 mar (Lusa) - O BE deixou hoje duras críticas ao programa de privatizações anunciado pelo Governo no âmbito do Programa de Estabilidade e Cre...

Lisboa 17 mar (Lusa) - O BE deixou hoje duras críticas ao programa de privatizações anunciado pelo Governo no âmbito do Programa de Estabilidade e Crescimento, considerando que se trata de "leiloar o país" e "um frete" que o executivo está a fazer à direita.

"As contas são claras. O Estado perde muito mais do que ganha. O que o Governo prevê poupar por ano, com a lista interminável de privatizações, é igual aos dividendos que, também por ano, ganha só com os CTT e a EDP", afirmou o deputado do BE Pedro Filipe Soares, numa declaração política no plenário da Assembleia da República.

Considerando que todos os anos se irá perder dinheiro com as privatizações, o deputado do BE acusou os socialistas de fazer "um feroz ataque" ao bem público.

"A opção privatizadora não serve para garantir a estabilidade das contas públicas, é um ataque às posições estratégicas que o Estado detém, degradando as contas públicas", criticou, acusando o Governo de "levar a cabo o maior frete à direita que alguma vez foi feito no nosso país" com esta política de privatizações.

"O Programa de Estabilidade e Crescimento é o casamento entre o PS e a direita sem convenção antenupcial", sublinhou.

Insistindo que privatizar empresas que entregam dividendos ao Estado e que asseguram serviços fundamentais "é um disparate económico e uma ofensa contra a democracia", Pedro Filipe Soares assinalou ainda que nenhum programa de privatizações estava nos compromissos eleitorais do PS, nem no programa do Governo.

"O PS tinha um programa oculto de privatizações que não queria revelar aos portugueses", sublinhou.

Juntando-se às críticas do BE, o deputado do PCP Bruno Dias salientou ainda a necessidade de colocar a questão das privatizações no centro do debate político, considerando que "caiu a máscara ao PS" com programa agora anunciado.

"O PS leva a cabo aquilo que o PSD e o CDS gostariam de fazer", acusou.

VAM.

*** Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico ***

Lusa/fim

Sem comentários: