sábado, 9 de janeiro de 2010

BRAGA CAMPEÃO

O Sp. Braga continua imparável. Para já é campeão de Inverno, mas hoje frente ao Nacional reforçou a ideia de que tem equipa para discutir o título. Com Hugo Viana em alta, os bracarenses destroçaram por completo o Nacional, que saiu do Estádio Axa derrotado por 2-0, números que pecaram por defeito.

O Nacional foi para o intervalo a perder por um golo. Um resultado que, ao contrário daquilo que se poderia pensar, até deveria deixar o treinador Jokanovik satisfeito, tal a superioridade dos bracarenses. Afinal, não é por acaso que chegam a esta altura na liderança da Liga. Nem a saída de João Pereira para o Sporting afectou o rendimento da equipa (o seu substituto, Filipe Oliveira, mostrou-se em bom nível e cruzou para o segundo golo).

O Sp. Braga mantém-se como uma formação que sabe o que fazer com a bola e com jogadores que marcam a diferença. Como Hugo Viana. Foi ele que pautou o jogo a meio-campo e soube tirar partido da liberdade concedida pelos madeirenses. Sempre que a bola saía dos seus pés, a baliza de Bracalli tremia. O guarda-redes brasileiro realizou uma boa exibição, mas pouco ou nada conseguiu fazer aos 2’: livre de Hugo Viana, a defesa do Nacional ficou de mãos nos bolsos e Vandinho apareceu a cabecear sem oposição.

Um golo que deitou desde logo por terra a estratégia do Nacional, que apostou numa equipa de tracção atrás. Nem a sua estrela Ruben Micael, demasiado recuado, conseguiu sobressair. Distribuídos num 4x2x3x1, os homens de Domingos Paciência - que tem em Rentería um reforço para breve, de novo emprestado pelo FC Porto - detiveram o controlo quase total da partida. Faltou só algum discernimento nos derradeiros momentos a Mossoró e Meyong para dar continuidade às jogadas e colocar o resultado noutro patamar.

As oportunidades sucederam-se. Aos 9’, Foi Bracalli que desviou para canto um remate de Mossoró. Pouco depois, Meyong não chegou a um bom passe de Hugo Viana. O camaronês voltou a falhar pouco depois, após um cruzamento de Alan. E, aos 42’, só a qualidade do guarda-redes evitou um golo de Hugo Viana.

O Nacional a tudo isto respondeu com quase nada. Nunca conseguiu ser a equipa que, por exemplo, criou muitas dificuldades ao Benfica na Luz. O único lance de verdadeiro perigo aconteceu já na segunda parte (52’), num remate de Ruben Micael que saiu junto ao poste. Três minutos depois, veio o golo que acabou com a partida: cruzamento de Filipe Oliveira, Moisés cabeceia contra Patacas e surge Leone a fazer o golo. O Sp. Braga conquistava o título de campeão de Inverno.

Positivo
Hugo Viana
O médio regressou depois de uma lesão e deu ainda mais força e qualidade ao futebol bracarense. Entrou em grande em 2010. Além de tudo o que fez na construção de jogo, fica ainda na retina o remate de fora da área que foi devolvido pelo poste.

Vandinho
Esteve muito bem na forma como conseguiu ajudar a sua equipa a ganhar a guerra no meio campo e aproveitou bem a oportunidade que lhe ofereceram nos primeiros minutos para colocar o Sp. Braga a ganhar.

Negativo
Nacional
Foi uma sombra da equipa que tem surpreendido nesta Liga. Nunca conseguiu equilibrar o jogo e as situações de perigo que criou contam-se pelos dedos de uma só mão.

Leandro Salino
Aos 77’, o médio teve uma entrada muito dura sobre Alan, viu o segundo cartão amarelo e deixou a equipa a jogar com dez. O Nacional, que já pouco podia, acabou nesse momento.

Ficha de jogo
Sp. Braga, 2
Nacional, 0

Jogo no Estádio Axa, em Braga.
Assistência cerca de 8000 espectadores.

Sp. Braga Eduardo, Filipe Oliveira, Leone, Moisés, Evaldo, Mossoró (Diogo Valente, 87’), Vandinho, Hugo Viana, Alan (Yazalde, 83’), Paulo César e Meyong (Matheus, 74’).
Nacional Bracalli, Patacas, Tomasevic, Felipe Lopes, João Aurélio, Cléber Oliveira, Salino, Pecnik, Ruben Micael, Amuneke e Edgar.

Árbitro Artur Soares Dias, do Porto.
Amarelos Leone (59’), Salino (64’ e 77’), Patacas (90+1’). Vermelho Salino (77’).

Golos 1-0, por Vandinho, aos 3’; 2-0, por Leone, aos 56’.

Sem comentários: