segunda-feira, 16 de novembro de 2009

O LIVRO DO PADRE MÁRIO ENCHARCADO


Escrevi umas coisas no "Big Ben"
mas não consigo percebê-las
entrei no metro sem bilhete carregado
e apanhei uma molha daquelas
estive de bar em bar
com o Costa e com o Fred
estivemos a ensaiar
e a ver a bola
no "Big Ben" às quatro da manhã
o patrão chamou-me a atenção
por eu estar quase a dormir
ontem passei o dia a dormir
e hoje não estou a 100%
só espero que o livro do padre Mário
não se tenha estragado irremediavelmente
com a chuva
a leitura estava a fascinar-me
mesmo não sendo um crente em Jesus
há pessoas que vêm ter comigo na noite
a elogiar a prestação no Campo Alegre
quando receber o dinheiro
vai ser uma festa
por uns dias
ao ritmo a que tenho gasto
não aguenta muito
o casal bebe sumo e leite chocolatado
e eu hoje provavelmente
não vou beber cerveja
faz-me falta a D. Rosa
tem piada que o caderno
ficou pouco danificado
comparado com o livro
deveria ser ao contrário
coitado do padre Mário!
Mas as suas ideias vão resistir
se o livro fosse da biblioteca
lá teria de o pagar
é preciso ver o lado positivo da coisa
e cá estou eu na "Motina"
a ouvir música
e a escrever sobre o quotidiano
uma gaja boa veio ao pão
ontem houve uma letra
que se enquadrou na música
"Só beber, nem sequer escrever"
há uma semana ainda estava
em Braga
naquele dia triunfal
em que escrevi noite fora
em que percorri a cidade
de manhãzinha
como há muito não fazia
e agora estou aqui
já é noite
olho para os carros lá fora
o casal come mistas
a Maria corta fiambre
ainda é cedo
e eu preocupado com o livro
do padre Mário
ficou lá em casa a secar
o homem entra
e dá as boas tardes
viva a monarquia!
Diria o D. António Simões do Vale
se estivesse aqui
até o bêbado deixou de aparecer
já não há aqui figuras marcantes
só a canção do Bryan Adams
e a Maria a fazer os trocos
o poema, esse, lá prossegue
enquanto a tinta durar
e as palavras vierem
ter comigo
os bolos na vitrine
e eu quase teso
a minha maior preocupação
continua a ser o livro do padre Mário
quero lê-lo até ao fim.


Vilar do Pinheiro, "Motina", 16.11.2009

Sem comentários: