quinta-feira, 16 de julho de 2009

OBAMA É MAIS DA MESMA MERDA


Embargo que começou nos anos 60 mantém-se
Obama alivia por seis meses sanções a Cuba
15.07.2009 - 14h21
O Presidente Barack Obama comunicou hoje ao Senado e ao Congresso dos Estados Unidos que suspende por seis meses, a partir de 1 de Agosto, a aplicação de parte da Lei Helms-Burton, de 1996, que estabelece duras sanções a Cuba e reforçou o embargo iniciado nos anos 60, informou a Casa Branca, citada pela agência espanhola Efe.

A decisão repete uma tomada de posição dos presidentes Bill Clinton e George W. Bush.

Na mensagem que enviou aos comités de Relações Externas do Senado e da Câmara dos Representantes, Barack Obama considera que a suspensão da secção III da referida lei é "necessária para o benefício dos interesses nacionais dos Estados Unidos e adiantará uma transição para a democracia em Cuba".

A legislação em causa, redigida pelo então presidente da comissão senatorial de Negócios Estrangeiros, o ultraconservador Jesse Helms, e patrocinada também pelo igualmente republicano Dan Burton, prevê sanções a empresas e particulares estrangeiros que invistam em Cuba e negoceiem propriedades reivindicadas por cidadãos norte-americanos.

A Lei Helms-Burton consolidou leis e decretos anteriores e significou um endurecimento do embargo unilateral dos Estados Unidos contra Cuba iniciado no começo da década de 1960 e. É formada por quatro artigos.

Notícia Actualizada às 15h40




comentários 1 a 5 de um total de 110 Escrever comentário

16.07.2009 - 03h31 - Lá do fundo de onde eu venho., Alandroal.
Este sr. Obama, está convencido e tem convencido (com a conivência de todos os jornalistas e fazedores de opinião) toda a gente que é um democrata e um respeitados dos direitos humanos. Pois bem, lanço daqui o desafio a qualquer jornalista ou leitor do público a explicar sem demagogia, qual o fundamento para as duras sanções a Cuba? Depois, enfim, talvez todos tenhamos um pouco mais de direito e informação para opinar sobre o sr. Obama e Cuba. Porque não existe apenas uma história. Nem a propaganda consegue apagar a realidade. Fim imediato ao cerco à revolução cubana. Se tiver de cair, cai por ela, não através de Miami e dos traficantes protegidos pelo Partido Republicano, que o financiam e estiveram por trás da vitória de Bush filho. A democracia não se suspende por seis meses, nem se implementa por suspender o embargo a Cuba por esse prazo, apesar da licenciada Ferreira Leite, assim pensar. Não existe perigo diz-nos o Pacheco Pereira. Ainda bem.

Sem comentários: