terça-feira, 23 de junho de 2009

POETA SEM VINHO E SEM CERVEJA NÃO É POETA


Um bêbado provocador
fala de amor
provoca o casal do lado e a polícia
o homem nem sequer é português
é estrangeiro
fala ao mundo
pede cerveja
e eu também
estes personagens têm sempre piada
fazem-me escrever
dirigem-se à polícia
às forças repressivas
não gosto de polícias
nem que ninguém me ande a controlar
sou do tempo da liberdade livre
ouviste?
Sou do tempo da liberdade livre
da antiga liberdade
não gosto de dinheiro
o dinheiro deveria desaparecer da face da Terra
e até bebo mais uma a isso!
Sem álcool a vida é uma merda
e o empregado até me trata por senhor
mais uma e sou sr. doutor
aqui na esplanada do "Aliados Bar"
só se ouve falar estrangeiro
this is a not a question of life and death
ou se calhar até é
a gaja do lado agarra-se ao dicionário
a de trás habla castellano
passa o pedinte do costume
isto começa a ser uma cena bíblica
ontem à noite até estive a ler a Bíblia
aquilo até tem piada
aparte a história das descendências
e do Noé que viveu 900 anos
hoje ia em Santa Catarina
e estavam uns gajos a louvar o Senhor
e a cantar numa igreja qualquer
há quem pregue o Senhor
e há quem pregue poesia
no fundo, estamos todos a pregar
o mundo deveria pagar as minhas pregações
o mundo deveria sustentar-me
os gajos como eu não deveriam usar dinheiro
Jesus Cristo não usava dinheiro
Sócrates não usava dinheiro
nem relógio
até há foguetes e explosões!
Deveria haver fogo
mas as bibliotecas permaneceriam intactas
estoiro o dinheiro todo
que poderia ter amanhã
só para me armar em bebedolas
e para dizer que hoje
tenho dinheiro nos bolsos
a maior parte das pessoas
leva uma vida tão imbecil
não, nunca serei como eles
em 10 minutos
vivo o que eles não vivem em 1000 anos
só quero a Gotucha
queria que a Gotucha
estivesse aqui comigo
queria que a Gotucha
estivessa aqui a rir-se comigo
a Gotucha tem o espírito
a Gotucha gosta mesmo de mim

às vezes apetece-me ser a favor da ETA
defender a independência do País Basco
custe o que custar
estão aqui espanhóis
que se fodam!
Mais um polícia
menos um polícia
já disse: não tenho de agradar a toda a gente
também não se fazem as contas
de quantos os espanhóis e os portugueses
mataram e escravizaram
na América e em África
os índios foram dizimados
índio, índio, porque morreste?
Há pombas brancas no céu
pombas brancas no céu, ouviste?
Já bebi quatro cervejas
e estou na mesma
vinha a conversar com um rapaz
que também escreve poesia
e a coisa começou a fluir
eu é que sou o poeta!
O mundo deve-me dinheiro
se não quer que se acabe com o dinheiro
às vezes julgo-me genial
outras uma merda
isto afinal resume-se tudo à melhor forma
de ganhar dinheiro
à melhor forma de ganhar dinheiro,
ouviste?
A gaja pegou numa lata de Coca-Cola
e sacou estrelas
genial
os estranjas gramam
e compram
os estranjas estão cheios de dinheiro
e eu há dias em que estou completamente teso
bem, só faltava agora armar em xenófobo
eu que estive no Bloco de Esquerda
eu que estive no PSR
mas se eu conseguisse vender os meus poemas
como a gaja vende as estrelas dela
até me sustentava
mas eu não me sujeito às humilhações
por que a gaja passa
para vender as coisas dela
pelo menos por enquanto
sou um homem livre
sou o homem da liberdade antiga
mas a solução é arranjar um negócio qualquer
comprar e vender
tudo se resume à compra e venda
ao investimento e à bolsa
ou ao caralho que seja
puta de vida imbecil levais!
Todos, os portugueses e os estrangeiros
sois todos seres humanos
e sois todos escravizados da mesma forma
eu limito-me a ler uns livros
e a escrever
e enquanto fizer isso
estarei feliz da vida
mesmo se permanecerdes
insensíveis mortos
perante aquilo que digo e escrevo
parece que está tudo morto
parece que está tudo deprimido
parece que sois todos militantes deprimidos
do PS ou do Bloco de Esquerda
já disse: votei no MRPP
quando o MRPP tiver mais votos
passarei a votar no POUS
mas só farei campanha por eles
se me derem tempo de antena
fartei-me de distribuir panfletos
e de colar cartazes
para os outros
agora sou eu
agora é a minha vez
a minha vez, ouviste?
Até gosto de brincar comigo próprio
até gosto que alguns digam mal de mim
poeta sem vinho e sem cerveja
não é poeta
poeta sem poeta e sem cerveja
não é vinho
poeta sem vinho e sem poeta
não é cerveja
e assim sucessivamente
vamos lá dar dinheiro a estes gajos
como dizia um amigo meu
a luz até se foi
vamos embora.

Porto, 21.6.2009

Sem comentários: