quinta-feira, 23 de abril de 2009

A GUERRILHA DE DIONISOS


Uma pausa no speed
uma pausa na "Motina"
a ouvir a D. Rosa
que também tem dúvidas existenciais
e que fala da solidão e da luz
e que fala com toda a gente
e que tem saudades da cidade
e que pintava santos
mas vem a rádio e fala na crise
a crise está em tudo
a crise devora tudo
até os capitalistas e os banqueiros
até os capitalistas e os banqueiros
se começam a sentir desesperados
e isso é bom
dá gozo ver que os lucros baixam
que as bolsas caem
sinto-me um Nero
no meio do incêndio de Roma
só não fui eu que o casei
mas agora quero que ele alastre
que os campónios da Bolívia
se revoltem finalmente
em vez de nos andarem a denunciar
à polícia e ao exército
em vez de se andarem a maldizer
uns aos outros
em vez de andarem a cuscuvilhar
a vidinha alheia
em vez de continuarem a votar sempre
nos mesmos gajos
sabe, D. Rosa,
eu tenho de continuar a acreditar no Homem
embora ele, muitas vezes, o não mereça
a senhora é crente, bem o sei
mas o único verdadeiro cristão morreu na cruz,
já o disse Nietzsche
eu sei que pareço um solitário incorrigível
um poeta triste e só
mas na cidade tenho muitos amigos e conhecidos
e amigas e companheiros e camaradas
saiba que a onda está a crescer
a disseminar-se por novas paragens
mesmo que vá com a treta das gajas boas
a coisa resulta
agora não ouça, D. Rosa
é preciso juntar o sexo à revolução
mesclar o Che Guevara com o marquês de Sade
Jim Morrison com Bakunine
Marx com Nietzsche
Dionisos com Debord
isto nada tem de incoerente,
caros teóricos,
é a vida
a própria vida
as pulsões vitais
contra a morte capitalista
é a frase curta, incisiva
que vem do punk
a faca
a facada
a noitada
a dançar

e o nome do deus é Dionisos.

Vilar do Pinheiro, 23.4.2009

1 comentário:

Claudia Sousa Dias disse...

eu acredito mais em Aphrodite.


csd