quinta-feira, 13 de novembro de 2008

ISTO É QUE VAI UMA CRISE

Exportações perdem força
Alemanha em recessão técnica no terceiro trimestre
13.11.2008 - 11h05
Por AFP
Manuel Roberto (arquivo)

O sector automóvel será uma das áreas mais afectadas com a recessão na Alemanha
A maior economia da Zona Euro, a Alemanha, entrou em recessão técnica no terceiro trimestre do ano pela primeira vez em cinco anos, ao registar um recuo de meio por cento no Produto Interno Bruto (PIB), depois de ter apurado uma contracção da riqueza em 0,4 por cento no segundo trimestre, foi hoje anunciado pelo instituto federal de estatísticas (Destatis).

O primeiro exportador mundial foi penalizado pelo abrandamento generalizado da conjuntura, escreve a AFP, em que as importações aumentaram fortemente e as exportações perderam fôlego. O resultado é que o comércio externo deu um contributo negativo para a evolução trimestral do PIB, precisou ainda o Destatis.

Os consumos público e privado até demonstraram sinais de melhoria no terceiro trimestre, o mesmo acontecendo à indústria, cujas existências se reforçaram no período.

A maioria dos economistas antecipa uma nova contracção da economia no último trimestre do ano, à semelhança do que poderá acontecer noutras economias da Zona Euro, perspectiva que afasta a Alemanha de um crescimento de 1,7 por cento apontado pelo Governo de Angela Merkel.

Mais detalhes da evolução da economia são remetidos para o próximo dia 25 de Novembro, altura em que serão publicados mais pormenores sobre as causas para o período de contracção da maior economia da Zona Euro, mas as recentes paragens na produção dos principais construtores de automóveis do país são um sinal de que as exportações do país não podem ter corrido muito bem.

Sem comentários: