quarta-feira, 1 de outubro de 2008

A CAIR, A CAIR


Estados europeus ajudam a salvar alguns bancos europeus
Euro cai para 1,40 dólares face à crise financeira que chegou à Europa
30.09.2008 - 17h14 AFP
O euro registou hoje uma forte queda contra o dólar, reagindo à crise financeira que se instalou em definitivo na Europa e fez tombar alguns bancos da região.

A ausência de um acordo sobre o plano da Administração Bush para sanear a banca norte-americana contribui igualmente para a reacção actual do euro. Na abertura, o euro valia 1,4435 dólares e no final da sessão do mercado de divisas o preço era de apenas 1,40 dólares, uma desciam de quatro cêntimos, ou menos 2,9 por cento do que na véspera.

Hoje, uma nova vaga de bancos europeus parece ter caído em desgraça, em particular os belgas ING e KBC, duas instituições que se seguem aos gigantes Fortis e Dexia, salvos ontem por fundos públicos de governos de vários países europeus.

Nos últimos dias, os governos europeus têm estado em alerta devido à queda abrupta de títulos de instituições financeiras e de resgates inesperados que têm dificultado a capacidade de angariação de liquidez a essas instituições.

No Reino Unido, foi o caso do Bradford & Bingley, ajudado por fundos públicos e pela liquidez disponível do espanhol Santander, que garantiu parte dos seus activos.

Na Alemanha, o Hypo Real evitou a falência porque congéneres alemães e o governo local conseguiram angariar 35 mil milhões de euros.

Sem comentários: