terça-feira, 26 de fevereiro de 2008


'Um Poeta a Mijar' na Centésima Página
“O futebol dá de comer a 10 milhões de portugueses.” Começa, assim, o livro de poesia de António Pedro Ribeiro, “Um Poeta a Mijar”. A apresentação decorreu na livraria Centésima Página na sexta, 15 de Fevereiro, pelas 18h30.


Apresentação do livro 'Um poeta a mijar'. Foto: Catarina Dias
A sessão partiu do lamento da falta de comparência do público a eventos culturais por parte de Rui Lage, que principiou a apresentação. E é pela crítica que se rege parte do livro de A. Pedro Ribeiro. O primeiro poema, “Futebol dada”, recusa a separação entre o poeta e a poesia com o mundo. A alusão ao mundo do futebol ridiculariza o absurdo e vazio das sociedades ocidentais, em que os portugueses surgem como personagem colectiva preenchida pela bola, televisão e euro milhões.

A escrita provém de três linhas de força: a linha iconoclasta, a irónica e a dionísiaca, na qual o lado mais banal das coisas é aliado a uma veia mais xamanística, explicou Rui Lage. O olhar do autor sobre o quotidiano é puramente céptico. Com ele, prosseguiu Lage, analisa a sua condição existencial, de poeta, e o contexto físico em que se encontra.

O poema de título igual ao do livro, “Um Poeta a Mijar”, reafirma a humanidade do poeta, “como se este saísse do palco no intervalo de um espectáculo e fosse à casa de banho, sítio onde somos todos iguais”, como afirmou Rui Lage.

Ao longo da obra é visível, segundo o ‘apresentador’, o encadeamento rítmico e melódico dos versos, claramente pensado. Esta noção de ritmo provém do historial de declamações do autor, que alia o rock e o canto à spoken word. No final da apresentação, o poeta leu alguns dos poemas presentes em “Um Poeta a Mijar”.

António Pedro Ribeiro nasceu no Porto em 1968 e viveu em Braga. Licenciou-se em Sociologia pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Actualmente reside em Vila do Conde. É fundador da revista Aguasfurtadas, vocalista das bandas Mana Calórica e Las Tequillas.



17/02/2008
Catarina Martins

in ComUM, jornal dos alunos de Ciências da Comunicação da Universidade do Minho.

Sem comentários: