quarta-feira, 11 de abril de 2007

PARABÉNS, RUI

Rui Costa vence Prémio Albufeira de Literatura 2007 (act.)

O escritor Rui Costa (e guitarrista da banda Mana Calórica) foi o vencedor do Prémio Albufeira de Literatura 2007 com o romance «A resistência dos materiais», que o próprio descreveu hoje como «uma alegoria de sombras, uma alegoria sobre o poder».
Segundo o júri do prémio, no valor de 10.000 euros, o livro apresenta «estados interiores de personagens de modo inovador, revela grande profundidade na análise do carácter humano expressando a complexidade metafísica daqueles que se dedicam às artes».
«Permite uma leitura fluida, mas nem por isso menos enriquecedora e marcante, tendo-se distinguido de todas as obras a concurso», refere ainda o júri.
Usual no domínio técnico, o termo «a resistência dos materiais» é também válido tratando-se «de pessoas, de animais, de metabolismos», assinalou Rui Costa à Lusa a propósito do seu livro, que mistura ficção, poesia e ensaio.
O autor não crê que a presença, na obra, de três géneros literários embarace a leitura, porquanto a escrita «é fluida», é dado ao leitor «espaço para entrar» e a mensagem que se veicula «é positiva, de força».
As personagens centrais são Maria, «uma mulher branca e sem sombra», Rafaela, «uma mulher negra e com a sombra mais densa que existe», a Bruxa, o Homem Azul, a Velha.
«Alegoria de sombras» e «alegoria sobre o poder e a forma como ao poder se resiste», nas palavras do autor, «A resistência dos materiais» reuniu o consenso do júri constituído por elementos da Associação Portuguesa de Escritores, Universidade do Algarve e a Câmara Municipal de Albufeira, que instituiu o prémio.
Rui Costa tem 35 anos, é natural do Porto, formado em Direito e com um mestrado em Saúde tirado no Reino Unido, teve já diversas profissões, em Portugal e no estrangeiro, e actualmente é professor na Escola Superior de Saúde de Famalicão.
Como escritor, gosta de «transitar» de um género para o outro: escreve poesia - venceu com «A nuvem prateada das pessoas graves» (edição da Quasi) o Prémio de Poesia Daniel Faria 2005 - estreou-se na ficção com o original agora premiado e a publicar ainda este ano e tem em preparação uma peça de teatro.
Diário Digital / Lusa

Sem comentários: