domingo, 21 de janeiro de 2007

A Revolução é o Remédio

EU ACUSO!

António Pedro Ribeiro

Porque é que alguns nadam nas OPAS, fornicam com milhões, brincam às fraudes e exploram e despedem outros como se fosse nada? Porque é que os outros ficam sem nada ou são atirados para a lama, para o desemprego, para trabalhos sem contrato e sem direitos, que não valem nada? Porque é que esses mesmos se deixam (con)vencer pelos "media", pelo Governo e pela ideologia dominante a enganarem-se uns aos outros, a comerem-se uns aos outros porque não são suficientemente competitivos, porque o seu "fracasso" ou a pobreza são fado, são uma fatalidade cuja culpa é própria, como se o capitalismo e o mercantilismo não estivessem em todos os sectores da existência, à espreita em todas as esquinas?
Onde está a Humanidade nesta porra, nesta nova Roma de senhores e escravos? Porque raio é que um gajo que anda a contar os trocos para o café se há-de manter quieto e calado? O que é que há mais a perder quando nos roubam a própria vida?
Porque raio havemos de aceitar a ditadura dos contabilistas, dos economistas, dos banqueiros, dos mercadores, dos moedeiros, dos ministros sem alma que se limitam a vomitar percentagens e estatísticas? Porque raio havemos de nos deixar comer? Somos Homens ou cordeiros? Queremos a vida ou a morte em vida? A Liberdade ou a submissão? "A Revolução é o remédio para os que sofrem de tédio", já diz a canção dos Mão Morta.

Sem comentários: