quarta-feira, 8 de novembro de 2006

A SEGUNDA QUEDA DO MAJOR MOTA

COMUNICADO DA FRENTE GUEVARISTA LIBERTÁRIA

O segundo e recente derrube da estátua do major Mota, na Rua da Junqueira, na Póvoa de Varzim, leva-nos, a nós, Frente Guevarista Libertária (FGL) a tomar uma posição pública. A nossa postura em relação à estátua e à figura do major mantém-se inalterável. O major Mota, presidente da Câmara da Póvoa no tempo do fascismo, foi dirigente da Legião Portuguesa e da Mocidade Portuguesa e, portanto, directamente responsável e altamente conivente com o regime salazarista. Erigir uma estátua, seja onde for, a uma figura da ditadura do Estado Novo é insultar todos aqueles e aquelas que deram a vida e lutaram pelo 25 de Abril e pela restauração da democracia em Portugal, é insultar todos aqueles que foram presos, torturados e mortos a mando de Salazar, de Marcello Caetano ou da PIDE e respectivos lacaios, como o major Mota. Por este andar a Câmara da Póvoa ainda vai edificar estátuas a Salazar, Caetano e (porque não?) a Hitler, Franco, Estaline ou Mussolini.
Portanto, para nós, FGL, derrubar a estátua de um fascista não é um acto de vandalismo, não é um crime, nem tão pouco "uma nítida falta de civismo", como declarou o inefável vereador da Propaganda, o Goebbels da Póvoa, Luís Diamantino. Derrubar a estátua do major Mota é um acto revolucionário ou, pelo menos, um acto de rebeldia em defesa dos valores de Abril.
Acrescente-se ainda que o nosso camarada António Pedro Ribeiro, aderente nº 346 do Bloco de Esquerda, foi ouvido pela Polícia Judiciária, na sequência de uma queixa da Câmara da Póvoa de Varzim e a propósito da queda da estátua em Setembro de 2003, salvo erro em Fevereiro de 2004, tendo-lhe sido comunicado o arquivamento do processo por falta de provas.
Se a Câmara da Póvoa quer erguer estátuas, que erga uma ao saudoso Manuel Lopes, como de resto já sugerimos, esse sim, um defensor da cultura e etnografia poveiras e não só e também destacado miltante anti-fascista.

Com os melhores cumprimeiros,

Póvoa de Varzim, 7 de Novembro de 2006,

Pela Frente Guevarista Libertária,

António Pedro Ribeiro
Silvia Lopes
Jorge Barros
TEL. 229270069/913059471.

Sem comentários: