domingo, 16 de outubro de 2005

Do Bloco

O socialismo sera produto de uma revoluçao social vitoriosa ou nunca sera. Muito menos advira de uma maioria social assente numa via eleitoral e parlamentar, como ja o comprovaram e continuam a comprovar diversas experi^^encias em varios paises.
E preciso referir o "pluralismo gen´´etico" praticado pelo BE, condenado pelos defensores de uma "vanguarda revolucionaria doutrinariamente pura".
Mas gostaria de saber a que se refere o "pluralismo genetico" mencionado no texto. O pluralismo em que nao ha representantes de todas as sensibilidades politicas em todos os orgaos de direcçao do BE? O pluralismoem que sensibilidades ou personalidades mais moderadas podem ser porta-vozes p´´ublicos ou deputados do BE, enquanto que os conotados com posiç~~oes mais ``a esquerda sao votados ``a marginalidade? O pluralismo em que sensibilidades ou personalidades mais moderadas podem falar em comicios centrais e encabeçar listas em qualquer c^^amara do pais, enquanto que outras sensibilidades e/ou quadros com capacidades e meritos semelhantes, mas conotados com posiçoes mais ``a esquerda, n~~ao o podem? Sobre o pluralismo destes camaradas estamos conversados.
Gil Garcia, FER, BE.

3 comentários:

AF disse...

Também já devíamos estar conversados quando se diz que o socialismo (revolucionário) "muito menos advirá de uma maioria social assente numa via eleitoral e parlamentar".
Se é assim, ainda bem que não advém, não será?
Se é preciso que seja produto de uma revolução social "ou nunca será", pode ser sinal que é melhor que nunca seja... "como já o comprovaram e continuam a comprovar diversas experiências em vários países".
A revolução francesa, que é também a revolução americana (embora posterior e de prática menos liberal) não está cumprida nas suas três partes, concedo.
Mas instalou, a seu tempo, a organização política democrática. Não vamos agora voltar para trás dessa conquista, forçando a revolução aos cidadãos, apesar das respectivas vontades.
Os cidadãos falam, escolhem, votam. Ocasionalmente, é certo; seguramente errando, individual e colectivamente. Com vários problemas, dificuldades e arrependimentos, sem dúvida.
Mas a alternativa é bem mais perigosa.

A. Pedro Ribeiro disse...

caro af, a revoluç~~ao est´´a a caminho, doa a quem doer.

AF disse...

Que boa resposta :)

Soou como um contra-contra ataque, não mais de dois passes precisos e um remate certeiro.

Espartano, sem arabescos, cirúrgico; exacta e precisamente o necessário para a bola fazer vibrar - diria, sem piedade - as redes da baliza.