quarta-feira, 18 de maio de 2005

Bloco de Esquerda

O que conta, antes de mais, é a organização geral da nossa agitação e da nossa imprensa a fim de levar as massas trabalhadoras a contar cada vez mais com as suas próprias forças e com a sua acção autónoma e deixar de se considerar as lutas parlamentares como o eixo central da vida política. (Rosa Luxemburgo, "O Estado Burguês e a Revolução")

Na 4ª Convenção Nacional do Bloco de Esquerda várias intervenções e documentos afirmam o Bloco como força anticapitalista. Temos dúvidas se o Bloco é uma força anticapitalista. De um modo geral, a sua acção centra-se no grupo parlamentar- cujo papel é brilhante-, está perfeitamente institucionalizada e cai, por vezes, no eleitoralismo.
A maior parte das vezes o Bloco tem tentado reformar as instituições da democracia burguesa. Temos dúvidas que isso conduza à revolução socialista. Mudar o capitalismo por dentro leva a avanços muito pontuais e limitados porque os poderes instituídos não permitem mais do que isso. Começa a chegar o tempo do caos, do tudo ou nada. Desconfiamos de todos os poderes. Não acreditamos em transições pacíficas para o socialismo. Estes são tempos de rebelião e de provocar o sistema. O capitalismo e o Estado burguês têm de cair.

Frente Guevarista Libertária

2 comentários:

Socialista Revolucionário disse...

Caro companheiro.

Obviamente que estou de acordo com os aspectos referentes à tendência dominante do BE de "Correr por dentro" das instituições capitalistas, quer argumentando estar a fazer política de "encostar o PS à parede" reforça as tendências reformistas na Esquerda em Portugal..
A questão é como, sem nos socorrer-mos apenas ao pafleto radical para os militantes, construirmos caminho, no BE e fora dele, para dar corpo a uma corrente anti-capitalista de pela Democracia Socialista coerente programaticamente, combativa , no sentido de ligada concretamente a lutas, e solidária, isto é que ganhe novos combatentes políticos, filiados ou não as organizações existentes.

A. Pedro Ribeiro disse...

Perfeitamente de acordo, caro Zé David. Só tenho dúvidas é se poderá ser dentro do Bloco.